NOTÍCIAS

Semana ENEF 08:52, 8 abr 2016 3ª Semana Nacional de Educação Financeira será realizada em maio

Foto:

O Consed é parceiro da iniciativa que busca conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa que busca promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Diversas ações educacionais serão realizadas nesta terceira edição, que acontecerá de 16 a 22 de maio de 2016. O Consed é parceiro institucional do evento e colabora na divulgação.

A Semana Enef é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) que tem como atribuição a promoção da educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. No ano passado, a 2ª Semana Enef, que aconteceu entre 9 e 15 de março de 2015, contou com mais de 500 ações, entre palestras, cursos, workshops, gincanas e concursos culturais, promovidas por diversos segmentos da sociedade.

No sítio http://www.semanaenef.gov.br/, você tem acesso às informações dos eventos da Agenda Oficial, que são ações gratuitas oferecidas pelos membros do Comitê e por seus parceiros. Se você tem interesse em organizar atividades durante a Semana, cadastre suas ações na aba Iniciativas Paralelas. Antes de inscrevê-las, observe os critérios e vedações constantes em Orientações e Critérios. É de total interesse do CONEF que muitos se juntem a esse esforço de levar educação financeira à população.

Na primeira edição da Semana ENEF, ocorrida em 2014, foram realizados mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e DF. Já na Semana ENEF de 2015, realizada no mesmo período da Global Money Week, foram realizados 505 eventos, presenciais ou online, impactando milhares de cidadãos.

Seguindo a tradição, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira promete ser um sucesso.

Sobre Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu sítio oficial: www.vidaedinheiro.gov.br. Lá você encontrará também diversas ferramentas e matérias gratuitos, além de links para os sítios de todos os membros do CONEF.

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

com informações da CONEF

Tags: Consed Gestão Escolar Portal Gestão da Educação Educação Financeira Semana ENEF